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Lição 10 O verdadeiro Josué

29 DE NOVEMBRO A 05 DE DEZEMBRO
4º Trimestre 2025
Lição 10 - O verdadeiro Josué | 4º Trimestre 2025
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Verso para Memorizar “Estas coisas aconteceram com eles para servir de exemplo e foram escritas como advertência a nós, para quem o fi m dos tempos tem chegado” (1Co 10:11).
SÁBADO SÁBADO À TARDE
RPSP: JZ 16

Introdução

No livro de Josué, percebemos que a vida do personagem principal aponta para uma realidade muito maior do que ele mesmo. Esse princípio se repete em toda a Bíblia, como a terra de Canaã, um símbolo de nossa esperança eterna em uma nova terra. E, claro, o serviço do santuário terrestre apontava para uma realidade maior: “Cristo veio como Sumo Sacerdote dos bens já realizados, mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos humanas, quer dizer, não desta criação” (Hb 9:11).

Contudo, surgem as perguntas: De que maneira Josué aponta para um cumprimento futuro? Como podemos ter certeza de que tal interpretação do livro é legítima? Quais são os princípios bíblicos que controlam a aplicação do livro de Josué às realidades do Novo Testamento e aos eventos do fim dos tempos?

Nesta semana, veremos princípios de interpretação bíblica sobre tipologia. Estudaremos como a própria Bíblia contém indicadores desse tema e como a vida de Josué prenuncia o ministério do Messias e aponta para um simbolismo cumprido na igreja, e que se cumprirá na consumação da história humana.
Leituras da Semana
1Co 10:1-13; Mt 2:15; Js 1:1-3; At 3:22-26; Hb 3:7–4:11; 2Co 10:3-5
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DOMINGO 30 DE NOVEMBRO
RPSP: JZ 17

Tipologia bíblica

1. Estude as seguintes passagens que se referem a tipos e procure formular o que é tipologia bíblica: Rm 5:14; 1Co 10:1-13; Hb 8:5; 9:23

Essas passagens bíblicas usam o termo “tipo” (grego typos) ou “antítipo” (grego antitypos) para se referir à maneira como o escritor do NT definiu a relação entre um texto ou evento do AT e seu significado em seu próprio tempo ou no futuro.

Tipologia é uma forma específica de interpretação bíblica em que pes-soas, eventos ou instituições prefiguram Jesus ou outras realidades contidas no evangelho. O tipo corresponde ao antítipo como um molde ou uma forma oca que reflete a forma original, mesmo que o antítipo cumpra mais plena-mente o propósito do tipo. Assim, o tipo bíblico foi moldado de acordo com um propósito divino que tinha existido concretamente, ou conceitualmente, na mente de Deus, e serve para moldar cópias futuras (antítipos).

É crucial entender que os escritores do NT não atribuíram aleatoria-mente um significado tipológico a alguns textos do AT para mostrar um ponto de vista. Um tipo do AT é sempre validado nos escritos proféticos antes de adquirir um cumprimento antitípico no NT.

2. Veja como Davi aparece no Antigo Testamento e, então, como ele é prefigurado no Novo. Que lições podemos aprender sobre como a tipologia funciona a partir deste exemplo?

a) Davi (Sl 22:1, 14-18): _____________________________

b) O novo Davi (Jr 23:5; Is 9:5-7; 11:1-5): ___________________

c) O Davi antitípico (Jo 19:24): _________________________

Ao olhar para esses textos, descobrimos que o próprio AT apresenta a chave para identificar e aplicar tipos nas Escrituras. Ou seja, os escritores do NT, cuja Escritura era o AT, foram inspirados pelo Espírito Santo a usar os tipos do AT para revelar a “presente verdade” (2Pe 1:12, NVI), especialmente sobre Jesus e Seu ministério.
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SEGUNDA-FEIRA 01 DE DEZEMBRO
RPSP: JZ 18

Tipo e antítipo

Os intérpretes da Bíblia não podem decidir arbitrariamente sobre o que constitui um tipo bíblico ou como esse tipo em particular é cumprido no NT e além. A própria Bíblia oferece diretrizes e princípios quanto à aplicação da tipologia bíblica.

Da mesma forma, o NT desdobra o cumprimento antitípico de um tipo em três fases distintas: (1) na vida de Cristo (o cumprimento cristológico), (2) na experiência da igreja (o cumprimento eclesiológico) e (3) no fim dos tempos (o cumprimento escatológico).

Encontramos tipos e antítipos por toda a Bíblia, e eles são úteis para mostrar aos leitores como entender a Bíblia e quais verdades a Palavra de Deus está ensinando sobre Jesus, a salvação e a esperança final que temos.

3. Veja os seguintes tipos do AT: Israel, o êxodo e o santuário. Como cada um é cumprido nas três fases antitípicas: a cristológica, a eclesiológica e a escatológica?

1. Israel

a) Fase cristológica (Mt 2:15): _________________________

b) Fase eclesiológica (Gl 6:16): _________________________

c) Fase escatológica (Ap 7:4-8, 14): ______________________

2. O êxodo

a) Fase cristológica (Mt 2:19-21): _______________________

b) Fase eclesiológica (2Co 6:17): ________________________

c) Fase escatológica (Ap 18:4): _________________________

3. O santuário

a. Fase cristológica (Jo 1:14; 2:21; Mt 26:61): _________________

b. Fase eclesiológica (1Co 3:16, 17; 2Co 6:16): _________________

c. Fase escatológica (Ap 3:12; 11:19; 21:3, 22): ________________

“Visto que a Escritura possui um único e divino Autor, as diversas partes dela se harmonizam umas com as outras. [...] Todas as doutrinas da Bíblia são coerentes entre si; interpretações de passagens isoladas devem estar em harmonia com a totalidade do que a Escritura ensina sobre o assunto” (Tratado de Teologia Adventista do Sétimo Dia [CPB, 2011], p. 75).

O que você faz quando acha difícil entender certas passagens?
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TERÇA-FEIRA 02 DE DEZEMBRO
RPSP: JZ 19

Josué, o tipo

4. À luz da tipologia bíblica, qual é o significado do paralelismo múltiplo entre a vida de Moisés e Josué? Compare Êxodo 3:1, 2 com Josué 1:1-3; Números 13:1, 2 com Js 2:1; Êxodo 3:5 com Josué 5:15.

Como descobrimos na primeira semana, Josué é apresentado como um novo Moisés que, na vida da segunda geração, repetiu os passos mais significativos do Êxodo do Egito. Assim como Moisés, ele foi comissionado por um encontro pessoal com o Senhor. Sob a liderança de ambos, a fama de Israel entre as nações inspirou medo. Moisés liderou Israel na travessia do Mar Vermelho, enquanto Josué liderou Israel em uma travessia milagrosa do Jordão. Ambos os líderes foram lembrados da necessidade da circuncisão e da importância da Páscoa. O maná começou a cair no tempo de Moisés e terminou com Josué. Ambos foram ordenados a tirar as sandálias. A mão estendida de ambos sinalizou a vitória de Israel. Moisés deu instruções para a divisão da terra e a instituição de cidades de refúgio. Josué cumpriu as instruções. Ambos fizeram um discurso de despedida à nação e renovaram a aliança para o povo no fim de seu ministério.

5. Estude Deuteronômio 18:15-19; 34:10-12; João 1:21; Atos 3:22-26; 7:37. Quem cumpriu a profecia de Moisés sobre um profeta como ele? Como Josué se encaixa no quadro?

A vida de Josué foi um cumprimento parcial da profecia feita por Moisés (Dt 18:15, 18). No entanto, a profecia feita por Moisés não foi plenamente cumprida com Josué. Em seu sentido pleno, a profecia só poderia ser cumprida pelo Messias. Ele conhecia o Pai intimamente (Jo 1:14, 18); Ele era verdadeiro e revelou Deus com sinceridade (Lc 10:22; Jo 14:6; Mt 22:16). Deus de fato colocou Suas palavras em Sua boca (Jo 14:24). Então, tanto a vida de Moisés quanto a de Josué se tornam tipos do Messias vindouro, Jesus.

Até que ponto Jesus ocupa o lugar principal na sua caminhada com Deus? Por que Jesus, e o que Ele fez por você, deve ser o fundamento de toda a sua experiência cristã?
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QUARTA-FEIRA 03 DE DEZEMBRO
RPSP: JZ 20

O verdadeiro Josué, o antítipo

A história de Josué deve ser vista sob a perspectiva da tipologia. As guerras conduzidas por Josué foram eventos históricos, constituindo um segmento essencial da história de Israel. O objetivo dessas guerras foi estabelecer os israelitas na Terra Prometida, onde eles pudessem desfrutar em paz sua herança designada e estabelecer uma nova sociedade baseada nos princípios da lei de Deus.

Mais tarde, autores do AT, como Isaías, apresentam a obra do Messias como também consistindo em atribuir as “propriedades devastadas” do povo de Deus (Is 49:8), usando a mesma terminologia que é tão frequente no livro de Josué. Assim como a tarefa de Josué tinha sido repartir a terra aos israelitas, o Messias, retratado como o novo Josué, atribui a herança espiritual a um novo Israel.

6. Leia Hebreus 3:7–4:11. Como o Novo Testamento confirma que Josué, um novo Moisés, é ele mesmo um tipo de Jesus Cristo?

Os autores do NT apresentaram muitos aspectos do ministério de Jesus Cristo em termos da obra de Josué. Assim como Josué entrou em Canaã após 40 anos no deserto, o “Josué antitípico”, Jesus, entrou em Seu ministério terreno após 40 dias no deserto (Mt 4:1-11; Lc 4:1-13) e começou Seu ministério celestial após 40 dias no deserto terreno (At 1:3, 9-11; Hb 1:2, 3).

Após o batismo de Jesus no rio Jordão (Sua “travessia do Jordão”; Mt 3:13-17; Mc 1:9-11), os escritores do evangelho citam o Salmo 2:7 e Isaías 42:1, de um salmo messiânico e de uma canção sobre o Servo Sofredor de Yahweh (Mt 3:17; Mc 1:11; Lc 3:22). Consequentemente, por meio de Seu batismo, Jesus é apresentado como o guerreiro divino que irá, por meio de uma vida de obediência fiel, até a morte, travar as guerras de Yahweh contra as forças do mal. Sua vida e morte na cruz trouxeram a expulsão de Satanás, lideraram a conquista sobre nossos inimigos espirituais, ofereceram descanso espiritual ao Seu povo e reservaram uma herança para os redimidos (Ef 4:8; Hb 1:4; 9:15).

O que significa ser capaz de “descansar” no que Cristo fez por nós? Como podemos ter certeza de que Jesus derrotou Satanás em nosso favor?
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QUINTA-FEIRA 04 DE DEZEMBRO
RPSP: JZ 21

Josué e nós

7. Josué, como um tipo, aponta além do ministério de Jesus Cristo para um cumprimento na vida da igreja, o corpo de Cristo. Em que sentido as guerras travadas por Israel sob Josué prenunciam as lutas espirituais da igreja? Em que aspecto elas são diferentes? 1Tm 1:18; 2Tm 4:7; Ef 6:10-12; 2Co 10:3-5; At 20:32

Os escritores do NT reconhecem o cumprimento eclesiológico (na igreja) da tipologia de Josué. Os membros do corpo de Cristo, a igreja, estão envolvidos em uma guerra espiritual contra as forças do mal; no entanto, eles desfrutam o descanso da graça de Deus (Hb 4:9-11) e as bênçãos de sua herança espiritual.

8. O que os seguintes textos dizem sobre o cumprimento final da tipologia de Josué? 1Pe 1:4; Cl 3:24; Ap 20:9; 21:3

O cumprimento final e completo da tipologia de Josué será realizado na segunda vinda de Jesus Cristo (aspecto apocalíptico/escatológico).

A vida de Josué refletiu tanto o caráter de Deus que certos aspectos de sua vida assumiram um caráter profético prenunciando a atividade e a pessoa do Messias.

Para nós, hoje, o Messias já veio. Seu ministério não precisa ser prefi-gurado, mas ainda temos o privilégio de refletir Seu caráter – a glória que Cristo ansiava por compartilhar com Seus discípulos (Jo 17:22) e que pode se tornar nossa ao contemplar o caráter de Cristo (2Co 3:18). Quanto mais contemplamos Jesus, mais refletimos a beleza de Seu caráter. Isso é fundamental para o objetivo da nossa caminhada diária com Cristo. É por isso que o tempo para estudar a Palavra, todos os dias, é tão importante. Também devemos passar tempo pensando na vida, no caráter e nos ensinamentos de Jesus. Ao contemplar, somos transformados.

Josué, o tipo, perguntou aos israelitas: “Até quando vocês vão negligenciar a posse da terra que o Senhor, o Deus dos seus antepassados, deu a vocês?” (Js 18:3, NVI). Como Jesus, o Antítipo de Josué, formularia essa pergunta hoje?
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SEXTA-FEIRA 05 DE DEZEMBRO
RPSP: RT 1

Estudo adicional

“A missão de Cristo não foi compreendida pelos homens de Seu tempo. [...] As tradições, máximas e decretos de homens lhes ocultavam as lições que Deus intencionava comunicar-lhes. [...] Ao vir a Realidade na pessoa de Cristo, não reconheceram Nele o cumprimento de todos os símbolos, a substância de todas as sombras. Rejeitaram o Antítipo e se apegaram aos seus tipos e cerimônias inúteis. [...] O evangelho de Cristo era para eles uma pedra de tropeço, porque, em vez de um Salvador, pediam um sinal. [...] Como resposta a essa expectativa, Cristo apresentou a parábola do semeador. O reino de Deus não devia prevalecer pela força de armas nem por intervenções violentas, mas pela implantação de um princípio novo no coração dos homens” (Ellen G. White, Parábolas de Jesus [CPB, 2022], p. 13).

“A igreja necessita de fiéis Calebes e Josués, que estejam prontos para aceitar a vida eterna sob a simples condição de obediência. [...] O mundo é nosso campo. Missionários são necessários em cidades e vilarejos que certamente estão mais presos à idolatria do que os pagãos do Oriente que nunca viram a luz da verdade. O verdadeiro espírito missionário desertou das igrejas que fazem tão alta profissão de fé [...]. Faltam-nos obreiros fervorosos. Não haverá ninguém que responda ao clamor que vem de todas as partes: ‘Passa [...] e ajuda-nos’?” (At 16:9; Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja [CPB, 2021], v. 4, p. 138).

Perguntas para consideração

1. A tipologia bíblica ajuda você a entender o ministério de Cristo em seu favor?

2. Quais são as diferenças e semelhanças entre a guerra espiritual e a conquista de Canaã?

3. Pense no cumprimento final da tipologia de Josué. A imagem de um mundo sem dor e morte nos dá esperança nas lutas da vida?

4. Josué refletiu o caráter de Deus na medida em que prefigurou o ministério de Cristo. Como permitir que Jesus reflita Seu caráter em nós?

Respostas às perguntas da semana: 1. A tipologia bíblica é o estudo de padrões divinos em que pessoas ou eventos do AT prefiguram realidades do NT, revelando a unidade da Escritura. 2. Os sofrimentos de Davi prefiguram as aflições de Cristo. Sendo o “novo Davi”, Jesus cumpre as promessas messiânicas. O antítipo mostra cumprimentos literais das Escrituras, como no caso do sorteio das vestes de Cristo. 3. Os tipos principais e seus antítipos incluem Israel (Cristo como o “verdadeiro Israel”, e a igreja como o “Israel de Deus”, representada no fim pelos 144.000), Êxodo (Jesus como libertador, a igreja saindo do mundo e o êxodo final), e o santuário (Cristo como templo, a igreja como morada de Deus e o santuário celestial). 4. Moisés e Josué formam um paralelo tipológico: ambos receberam chamados similares, lideraram libertações e enviaram espias, prefigurando Cristo como libertador e a igreja em missão. 5. O “profeta como Moisés” é Jesus, enquanto Josué é um tipo secundário – ambos lideraram o povo rumo à “terra prometida”. 6. Hebreus contrasta Josué (que levou o povo para Canaã) com Jesus, que nos leva ao verdadeiro descanso. 7. As guerras de Josué prenunciam batalhas espirituais da igreja, mas sem violência física, focando no combate ao pecado. 8. O cumprimento final da tipologia de Josué é a herança eterna, a recompensa celestial e a Nova Jerusalém, quando Deus vencerá Seus inimigos.
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